São Paulo 1×2 Palmeiras: a arbitragem de Daronco

Por Oiti Cipriani

  • Jogo: São Paulo 1×2 Palmeiras                                          
  • Data: 20/06/2022
  • Árbitro­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­:  Anderson Daronco
  • Árbitro Assistente 1: Rafael da Silva Alves
  • Árbitro Assistente 2: Michael Stanislau
  • Árbitro do VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral

Análise da arbitragem

O jogo anterior do Palmeiras contra o Botafogo, este árbitro fez um trabalho elogiável. Até comentei que quando ele não quer aparecer mais que o jogo, faz um trabalho bem consistente.

Neste jogo, não quis aparecer, mas executou um trabalho bem mediano. O gol do São Paulo, visto por uma câmera invertida, que o VAR tem acesso, nitidamente bateu na mão do atacante Patrick, e após consulta o gol foi confirmado. FIGURA 01

Aos 21 minutos de jogo, Rony foi lançado na corrida e dividiu a bola com Jandrei, e foi tocado e derrubado no deslizamento do goleiro, dentro da área, e Anderson Daronco, longe da jogada nada marcou.

Consultou o VAR que não solicitou sua presença junto ao monitor, para rever a jogada. FIGURA 02.

Fora estes dois lances capitais, um gol e um tiro penal, fez uma arbitragem confusa, como exemplo, no final do primeiro tempo, ninguém sabia o que havia sido marcado ou encerramento parcial da partida; dialogou muito com os jogadores, deixou contestações campearem e nenhuma ação foi tomada.

Disciplina

Crédito Cesar Greco/Divulgação

O São Paulo cometeu 17 faltas e recebeu 3 cartões amarelos, com algumas faltas acima da média e foram ignoradas.

O Palmeiras cometeu 9 faltas e recebeu um cartão amarelo, também com o mesmo comportamento … neste ponto podemos concluir que houve critério do arbitro em suas decisões. O que temos visto nos jogos, jogadores recebem um raspão de mão, pode ser no peito, no pescoço, no ombro, se jogam no chão, simulando serem sidos atingidos no rosto, tentando ludibriar o árbitro para causar uma expulsão do adversário.

Mesmo não fazendo parte do protocolo da FIFA, o VAR poderia (ou deveria?) alertar o árbitro e receber cartão amarelo por simulação, sendo o segundo, receber o vermelho. Em pouco tempo, esta prática estaria abolida dos campos da América do Sul. Na Europa não vemos este tipo de desonestidade, querendo levar vantagem a qualquer preço.

Acresceu 3 minutos no final do primeiro tempo e 8 no segundo tempo, com bom discernimento para reposição de tempo perdido.

Assistentes e VAR

Os assistentes tiveram bom desempenho, assinalando no total de 3 impedimentos e auxiliaram o árbitro, punindo faltas em seu campo de ação, quando o juiz se encontrava distante da ocorrência.

O trabalho do VAR foi bem fraco, errando em dois lances capitais, conforme demonstrado nas fotos acima.

***

Concluindo, não foi um trabalho de excelência deste árbitro, que já tem vasta experiência no campo de arbitragem de futebol.

***

Leia mais: Pós Jogo SPFC 1×2 Palmeiras. Que vitória. Que virada!

Comments (2)

  1. Drops 21-06-2022: orgulho e liderança – 3VV

    […] Se você ainda não leu nossa análise sobre a arbitragem do jogo de ontem, confira aqui:   https://3vv.com.br/2022/06/20/sao-paulo-1×2-palmeiras-a-arbitragem-de-daronco/ […]

  2. São Paulo 1×2 Palmeiras: que baita vitória! – 3VV

    […] Leia mais: São Paulo 1×2 Palmeiras: a análise da arbitragem de Anderson Daronco por Oiti Cipriani. […]

Comments are closed.