COF elege Presidente e Vice para o biênio 2023-2024

Redação 3VV

Na noite desta 2a feira, dia 3 de abril de 2023, os novos COFISTAS do Conselho de Orientação e Fiscalização da SE Palmeiras, eleitos no último dia 29 de março pelo Conselho Deliberativo do Palmeiras, tomaram posse. E elegeram o Presidente e Vice.

+Leia mais clicando aqui sobre a importância do COF e a pré eleição.

Os Cofistas

Relembrando, dia 29 de março, 31 conselheiros concorreram a 15 vagas de titulares e 7 de suplentes. Os conselheiros poderiam votar em até 22 candidatos.

Dentre os 15 eleitos podemos dizer que 13 pertencem ao grupo de Leila Pereira/Maurício Galiotte. A lista dos eleitos está abaixo, juntamente com os suplentes e aqueles que ficaram de fora, com os votos de cada um.

A grande surpresa dentre os não eleitos ficou por conta do Conselheiro Tommaso Mancini.

Mancini havia sido Presidente por dois mandatos e tinha o apoio da Presidente. Nem suplência pegou, o que confirma que há mais coisas entre os votos dos conselheiros e a lógica dos apoios, do que pode imaginar nossa vã filosofia palestrina.

Importante ainda destacar que, dentre os eleitos, apenas Hislande Pereira (140 votos) e Roberto Silva (132 votos) podem ser considerados isentos ou então “de oposição”.

Todos os demais são conselheiros com cargos na diretoria da Presidente Leila Pereira ou então ligados a grupos políticos que apóiam abertamente a atual diretoria. Nesse caso, ficará sempre a pergunta: esses conselheiros da situação, quando chamados a votar aprovação de contas, de contratos, empréstimos, orçamentos, e outros temas de enorme relevância para a instituição, terão a devida independência e autonomia para votarem exclusivamente nos interesses do Palmeiras?

Em seu discurso Dona Leila exaltou o COF e a importância de fazer uma fiscalização de sua gestão. De fato essa é uma das principais funções desse importante fórum. A conferir!

A Presidência

Com o Conselho de Orientação e Fiscalização eleito, o próximo passo era a eleição do Presidente e Vice.

Por que o cargo de Presidente do COF é importante? Primeiro porque dá ao Presidente o poder para pautar temas, decidir como as informações serão abertas aos cofistas, definir estratégias de apresentação das pautas. liderar as reuniões e votações.

Ah…. já ia esquecendo. Ao final do mandato, o cargo dá a vitaliciedade.

Na disputa, venceu o conselheiro Carlos Degon, em seu segundo mandato de COFISTA e que era o vice presidente na última gestão. Com ele, seu companheiro Valter Teixeira. Ambos são do grupo UVB, liderado por Wlademir Pescarmona.

+Leia no site do Palmeiras sobre a eleição para a Presidência do COF.

Na foto: Leila Pereira ao centro; à sua esquerda Carlos Degon (Presidente eleito) e Valter Teixeira (vice presidente); à sua direita, Valter Marconi (relator) e Marco Polo Calandriello (secretário)

Na votação, os 17 membros participantes – 15 conselheiros mais dois ex Presidentes que compareceram, Maurício Galiotte e Luis Gonzaga de Melo Belluzzo – elegeram a dupla Degon/Teixeira por 14 a 3.

A dupla que perdeu foi exatamente Hislande Pereira e Roberto Fonseca. Os dois solitários, porém corajosos, conselheiros que se propuseram a disputar, sabendo que não ganhariam, mas ao menos deixar a sua marca.

O fato da dupla Hislande/Roberto receberem um terceiro voto, de alguém teoricamente ligado à situação, deixou muitos que entendem da política da SEP curiosos.

Quem foi?

Faltou a elegância do bom vencedor

E como sempre no Palmeiras, tudo deve acabar em pizza. O grupo vencedor foi comer pizza, numa conhecida pizzaria de um diretor da SEP, amigo do ex presidente Maurício Galiotte, na Vila Romana.

Entretanto, diferente dos tempos em que as divergências políticas eram compreendidas como saudáveis na SEP, os dois candidatos que perderam não foram convidados para a pizza e vinho.

Faltou avisar aos atuais mandatários da SEP que adversário político não é inimigo: é apenas alguém que discorda das suas ideias.

Houve um tempo em que o COF era um ambiente solene e elegante. Com juristas, advogados renomados, pessoas de destaque em seus ramos de atividade. Dante Delmanto, que foi Presidente da SEP e Cofista, teve um busto seu no antigo salão do antigo plenário do I Tribunal do Júri; Osvaldo da Silva Rico, desembargador, e Cofista; Pedro Fischetti; a lista seria longa…

O mundo mudou, mas a elegância, principalmente dos vitoriosos, deveria ser preservada. Não parece ser o caso no Palmeiras. E já faz um tempo….

Enfim, boa sorte a todos os COFISTAS. Que entendam que sua tarefa nesse tão importante fórum é muito maior que eles próprios. E que as pessoas passam, mas a centenária e há muito e muito e muito tempo vitoriosa instituição, essa fica!

Saudações Alviverdes!

Comments (3)

  1. VittorioAlessandro Pescosolido

    Caro Longo, apenas hoje li o seu comentário que, embora respeite tosas as opiniões emitidas por qualquer pessoa, acho lamentável. A própria estabilidade financeira e o bom desempenho futebolístico desmentem o seu bilioso texto. Pessoalmente não me darei ao trabalho de refutar as suas assertivas, item por item. Basta valorizar os fatos.

  2. Infelizmente no verdão, não existe mar calmo. Sempre vem tempestade.

  3. Claudio Longo

    MAIS UM EXCELENTE CONTEUDO, CLARO, OBJETIVO E DIRETO, A POLITICA ALVIVERDE TEM FATORES VERGONHOSOS, LEMBRANDO QUE O AMADORISMO PRESENTE, PERANTE AO “MANDATO´´ DA ATUAL AGIOTA E OPORTUNISTA , EXPÕE O PALMEIRAS A UMA VERDADEIRA SITUAÇÃO GRAVE, POIS AS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS NECESSARIAS SÃO NULAS, OS REFERIDOS “ATORES´´ DESTA PEÇA SEM CONTEUDO, FARÃO POR MAIS UM PERIODO , A VERDADEIRA E LENTA CAMINHADA AOS PASSOS DE UMA DEFORMAÇÃO COMPLETA, HOJE A SENHORA QUE ESTA NO TRONO , FAZ DO PALMEIRAS SEU BRINQUEDO PREDILETO, QUE REVELA A FRAGILIDADE DA POLITICA COMPETENTE NO ALVIVERDE!

Comments are closed.