Arbitragem de Rafael Rodrigo Klein CFC 0x2 SEP

Por Oiti Cipriani

CORITIBA 0 X 2 PALMEIRAS  

  • Data: 22/10/2023
  • Campeonato Brasileiro 2023 – R28 
  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS).
  • Assistente 1: Rafael da Silva Alves Fifa (RS)
  • Assistente 2: Antônio Adriano de Oliveira (MA)
  • Quarto árbitro: Robson Babinski (PR).
  • VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira VAR-Fifa (MG)

O árbitro

Rafael Rodrigo Klein é gaúcho de Teutônia, nascido em 28/03/1990, com 33 anos, Pertence à nova safra que está despontando na arbitragem nacional.

Em recente entrevista, disse almejar alcançar ser árbitro internacional até 2026. Está fazendo trabalhos sólidos, sem maiores contestações. 

Arbitrou, incluindo o jogo desta tarde/noite em Curitiba,18 jogos da séria A, sendo o terceiro do Palmeiras. Nestes jogos, apresentou 107 cartões amarelos, um cartão vermelho e assinalou nove penais, com uma média de 7,2 cartões por jogo. Neste jogo em Curitiba ficou muito abaixo de sua média, com apenas dois cartões. 

Análise técnica do trabalho do árbitro

Teve seu trabalho facilitado, visto ter sido um jogo de somente 45 minutos, pois o segundo tempo, o Palmeiras controlou o jogo e o Coritiba não tinha forças para mudar o panorama da partida.

Mesmo no primeiro tempo, onde foi mais disputado, não teve problemas em sua condução. Não teve falhas técnicas visíveis. Mostrou muito bom preparo físico, com muita velocidade. 

Comprovando esta afirmação, no segundo tempo, quase ao final do tempo regulamentar, em uma bola longa de Weverton, o atacante do Palmeiras sofreu falta (um dos dois cartões amarelos do jogo), e o arbitro estava a menos de 10 metros da ocorrência. 

Não teve qualquer influência no resultado final do jogo.

AVALIAÇÃO: 9,0

Disciplina

Apresentou somente dois cartões amarelos no jogo, um para o jogador Richard Rios do Palmeiras, por reclamação e outro para Natanael do Coritiba por ação temerária. Assinalou 13 faltas do Coritiba e 18 do Palmeiras. Estes números mostram o controle disciplinar do jogo.

AVALIAÇÃO: 9,0

Controle de tempo

Acresceu 4+1 minutos no primeiro tempo; o acréscimo de um minuto a mais decorrente da verificação do VAR no segundo gol do Palmeiras, assinalado durante os acréscimos concedidos. 

Única interrupção do jogo foi para atendimento do goleiro Gabriel do Coritiba

No segundo tempo foram acrescidos 4 minutos, devido as substituições, com 5 paradas. Bom controle de tempo.

AVALIAÇÃO: 9,0

Assistentes

Aparentemente o plano de trabalho do trio de arbitragem foi para os assistentes assinalarem as faltas ocorridas em sua chamada diagonal. Eles cumpriram com o plano. 

Ambos tiveram um bom trabalho,

VAR

O var interferiu três vezes durante o jogo, no gol assinalado do Coritiba, logo ao inicio, anulando-o por impedimento do atacante; no segundo gol do Palmeiras, para verificação da posição de Murilo, que estava na linha da bola, no chute do Piquerez, e podia ser caracterizado como interferência na jogada e na ação do goleiro, e foi validado, pois se encontrava em posição legal; e em uma bola no braço de Piquerez, que realmente ocorreu, porém de costas e com o braço colado ao corpo.

Teve boa participação. 

Conclusão

Conforme relatamos acima, seu trabalho correspondeu em suas decisões, além de ser facilitado pelo desenvolvimento do jogo.

MÉDIA FINAL: 9,0

***

Leia mais

Pós Jogo Coritiba 0x2 Palmeiras: voltando à normalidade

Entrevista do professor: a coletiva pós jogo

A série SAF no Brasil, episódio 4: o caso Bayern de Munique