O VAR e as alterações de decisões: a quem beneficia?
Por Oiti Cipriani
Colaborou Danilo Cersosimo
Quem acompanhou a imprensa após a rodada 21 do Campeonato Brasileiro, domingo, dia 27 de agosto de 2023, e vem acompanhando até o momento atual, foi induzido a crer que o Vasco é o time mais injustiçado do futebol brasileiro e o Palmeiras o mais favorecido… pouco se debateu sobre os reais problemas da arbitragem e do VAR no Brasil, que são questões estruturais e que deveriam ser debatidas mais seriamente.
Buscou-se o clique e a lacração desesperada, apenas isso.
Listamos abaixo um compêndio elaborado pelo Globo Esporte sobre a interferência do VAR em decisões de campo, contra e a favor de cada equipe. Esta tabela abrange somente o atual Campeonato Brasileiro, e exclui a última rodada, visto que a tabela está atualizada até o dia 30/8/2023.
DECISÕES DO VAR ALTERANDO DECISÃO DE CAMPO
Fonte: Globo Esporte
Pela tabela acima, o São Paulo foi o que mais sofreu alterações contra de decisões do VAR em relação ao campo de jogo
O Gremio, por sua vez, foi o mais beneficiado, dentro do mesmo critério.
Obviamente que é preciso analisar se as mudanças tomadas pelo VAR foram corretas com os fatos, bem como analisar o que é interpretativo ou não. Porém, esse é o ponto: pouco se discute sobre isso.
Já tivemos inúmeros casos em que o VAR interfere em jogadas interpretativas, com o árbitro de vídeo interferindo na decisão do árbitro de campo sem necessidade. Como para o árbitro fica muito cômodo deixar a decisão para a cabine, com raras exceções, acabam acatando a interferência, mesmo que indevida.
Há mais de ano que Abel Ferreira vem abordando as condições de trabalho dos árbitros, o excesso de jogos aos quais são submetidos, viagens, pressão, etc e não houve um jornalista que tenha dado continuidade e aprofundado sobre esses temas – mesmo tendo que preencher tantas horas de programação esportiva nas grades…
Preferiram se apegar à frase infeliz (ou feliz?) de João Martins sobre o sistema e explorá-la ao máximo possível para gerar cliques e engajamento… a imprensa esportiva brasileira é de uma pobreza intelectual deprimente, salvo raríssimas exceções (estas, sem a devida audiência).
Infelizmente é assim, pois o torcedor em sua grande maioria gosta mesmo de ver Netos e Sormanis berrando, sendo clubistas e tentando lacrar, quando deveriam ser profissionais e comentar com isenção, pois são pagos para isto.
A grita em relação ao erro de arbitragem cometido contra o Vasco é cínica, pois não tem a intenção de buscar justiça para o clube carioca ou buscar soluções para o futebol brasileiro – na maioria dos casos, o berreiro e a insistência em apontar o erro (para alguns árbitros, discutível) no lance é mais uma tentativa de rotular Abel Ferreira e sua comissão técnica, de criar narrativas contra o Palmeiras e de instaurar instabilidade.
Tudo isso não é novidade. Não se viu metade da insurgência nos absurdos erros cometidos contra o Palmeiras nos últimos anos – desnecessário listá-los aqui.
Lamentamos que ao longo dos últimos anos o Palmeiras e seus dirigentes não tenham assumido o protagonismo dessas pautas reformistas do futebol brasileiro, propondo soluções e o bom debate – nos daria maior legitimidade para contestar os erros absurdos, as péssimas arbitragens e as mazelas do futebol brasileiro.
***
Leia Mais
+Saiu a tabela do Mundial FIFA 2023
Comments (2)
Regras de futebol: o campo de jogo – 3VV
[…] de setembro de 2023 NotíciasOsservatorio […]
Ronaldo Ramires
no Brasil o sistema muda até uma eleição