Parabéns Palmeiras! 110 anos de lutas e glórias

Por Vicente Criscio

O Palmeiras completa neste 26 de agosto de 2024 seu aniversário de 110 anos.

Se algum palmeirense fosse questionado 10 anos atrás, no dia-mês-ano de nosso aniversário de um século o que ele esperava para a próxima década, dificilmente escutaríamos a seguinte expectativa:

  • Ser campeão em uns seis títulos nacionais;
  • Ganhar ums quatro campeonatos Paulista;
  • Vencer duas Libertadores!

Então: em uma década o Palmeiras ganhou os seguintes títulos:

  • Brasileiro 2016, 2018, 2022 e 2023;
  • Paulista 2020, 2022, 2023 e 2024;
  • Copa do Brasil, 2015 e 2020;
  • Libertadores 2020 e 2021;
  • e de quebra, uma Recopa Sul-Americana em 2022 e a Supercopa do Brasil em 2023.

Foram 14 troféus em 10 anos. Apenas em 2017 e 2019 não comemoramos um título. E ainda podemos ser campeões do Brasileiro 2024.

Ou seja, nem o mais otimista dos palmeirenses esperaria esse desempenho entre 2015 e 2024. Até porque 10 anos atrás estávamos lutando pra não cair pra série B, e nos salvamos na última rodada. Estávamos nos recuperando de uma das piores crises financeiras talvez da história da SEP. O Allianz Parque, um divisor de águas, tinha acabado de ser inaugurado. A Academia ainda estava se estruturando para ser anos depois um dos melhores centros de treinamento de futebol do país. E nossa “categorias de base” revelaria Gabriel Jesus apenas alguns anos depois. Endrick tinha 8 anos de idade e Estevão apenas 7.

Estou fazendo essa retrospectiva apenas para ilustrar que a história de um clube de futebol como o Palmeiras é contada em décadas.

Claro que nem tudo são flores! Se do ponto de vista esportivo nós evoluímos muito nos últimos 10 anos, do ponto de vista de gestão, governança, administração, ainda estamos no século passado. E esse é um ponto de preocupação para os palmeirenses que olham em perspectiva. Atualmente o futebol brasileiro passa por uma grande transformação, e, pelo menos do meu ponto de vista, vemos nosso clube ainda caminhando com o mesmo modelo desde sua fundação, amador, político, e sem um modelo financeiro sustentável, o que o obriga a vender jóias da base com 17, 18 anos de idade para pagar contas.

O palmeirense reclama do Abel e das eliminações – algumas reclamações até justas, apesar de exageradas (novamente, minha opinião). Entretanto, o risco para o Palmeiras na próxima década passa longe das frases infelizes de Abel nas entrevistas ou nas suas escolhas na escalação. O risco de perdermos esse ciclo virtuoso está na falta de um planejamento adequado ao futebol e toda a cadeia de valor desse esporte nos próximos 10 anos, com SAFs, MCOs, LIBRAs e uma série de outras siglas e mudanças em andamento.

Mas esse não é o assunto desse post. Talvez em outro dia. Hoje, o que queremos é celebrar os 110 anos, e desejar a essa centenária e histórica instituição, outra década e mais décadas e décadas de lutas e glórias. E quem sabe, se estivermos por aqui em 2034, que possamos dizer que ganhamos mais seis títulos nacionais, quatro ou cinco Libertadores, e, por que não, outros dois ou três mundiais. Tudo isso de uma maneira sustentável do ponto de vista de gestão e governança.

Afinal, para a o Palestra Italia/SE Palmeiras fundado em 26 de agosto de 1914, nada parece impossível!

Parabéns SE Palmeiras! 110 anos de Lutas e Glórias.

Saudações Alviverdes!

  • NotíciasOpinião do Lúcido
    Empatia

Comments (5)

  1. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    Embora o Palmeiras esteja próximo da liderança do Brasileirão, entendo que no atual momento seja muito difícil para o time conquistar o tricampeonato com os problemas que apresenta dentro e fora de campo.

    Algo que poderia ajudar o clube já pensando em um planejamento para as próximas temporadas é uma mudança na atual diretoria de futebol ainda em 2024. A demissão imediata de Anderson Barros e a promoção do João Paulo Sampaio para o seu lugar seria uma excelente notícia para a torcida com o começo de uma reestruturação benéfica para o clube em todos os sentidos.

    Além disso, vejo com bons olhos uma eventual contratação do Felipão para o cargo de coordenador técnico e auxiliar o Abel na relação com os jogadores, diretoria e torcida. Seria algo excelente ver o bigode encerrando sua excelente carreira no futebol trabalhando no Palmeiras e desempenhando uma função importante que ele poderá exercer com competência.

  2. Ademir Divino, Primeiro Campeão Mundial

    Estou vendo muitas críticas ao desempenho mediano da comissão técnica e dos jogadores nessa temporada, mas o fato é que os grandes responsáveis pelo enfraquecimento técnico do elenco do Palmeiras são a Leila Pereira e Anderson Barros.
    
    É inadmissível que um clube que tenha arrecadado R$ 1,046 bilhão nas últimas cinco vendas de jogadores oriundos das categorias de base tenha um elenco tão cheio de jogadores medíocres como, por exemplo, o Lázaro, Rony, Gabriel Menino, Marcos Rocha, Flaco Lopez, Giay, etc… Ou a incompetência do departamento de análise e performance do clube tem sido latente nesses últimos anos ou então existe um forte E$QUEMA DE EMPRESÁRIOS atuando fortemente nessa gestão.
    
    Embora eu concorde que Abel e muitos dos jogadores ficaram soberbos com as várias conquistas obtidas, entendo que a reformulação do clube precise começar na presidência e diretoria de futebol. FORA LEILA E ANDERSON BARROS!

  3. Parabéns pela matéria Vicente. Em relação a diretoria, enquanto o Flamídia vai contratando para o ano que vem no mundial, nós zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, flash, flash, flash.

  4. Parabéns verdão. Que o portuga fique mais 100 anos.

  5. PARABENS VICENTE
    A SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS MERECE TER VOCÊ NÃO SÓ NO CONSELHO DELIBERATIVO, MAS EM UM CARGO QUE TERA SUA EXPERTISE , DE FORMA DIRETA.

Leave a Reply